0
Um toque feminino



 













0

36 dicas para ficar mais bonita

Com make incrível, cabelos lindos, unhas perfeitas...




Por Carol Salles

Com Ellen Miller


1 Experimente uma maquiagem diferente 
Você sempre sai de casa de blush rosado, lápis preto no olho e batom cor de boca. Que tal refrescar a rotina variando o make nosso de cada dia? Tente um traço de lápis colorido na pálpebra superior, um batom cor de rosa ou um blush bronzeador.
2 Invista em poucos e bons 
Melhor do que ter um armário lotado de produtos mais ou menos é ter só uma prateleira com o que há de melhor. Vale a pena gastar um pouco mais em demaquilante, máscara para cílios, reparador de pontas, xampu e perfumes.
3 Comece a usar creme para área dos olhos 
A pele ao redor dos olhos é a mais fina. Por isso, merece cuidados especiais. Hidrate 2 vezes por dia com cremes específicos para a região, com ativos antiage, como coffeeberry, vitamina C e retinol.
4 Sorria! 
Sorrir deixa qualquer uma mais bonita, isso todo mundo já sabe. Mas que tal exibir dentes mais branquinhos? Use pasta dental clareadora uma vez por dia, e uma vez por ano visite o dentista para um clareamento em casa ou no consultório.
5 Pare (de vez) de roer as unhas 
O hábito é péssimo não só porque enfeia as mãos, mas também as deixa mais suscetíveis a infecções. Esteja com as unhas sempre feitas e as cutículas bem hidratadas, para manter longe a tentação de colocá-las na boca.
6 Hidrate os fios todo sábado 
Aproveite um dia tranquilo da semana e faça da hidratação semanal do cabelo um hábito. É fácil: a maioria das máscaras tem tempo de permanência que não ultrapassa 5 minutos. Lave os fios, dispense o condicionador e aplique o hidratante no comprimento. Concentre mais produto nas áreas de maior ressecamento.
7 Renda-se aos orgânicos
Eles são um jeito natural de cuidar da beleza. Mas alerta: os orgânicos de fato devem ter um selo de certificação, emitido por órgãos confiáveis como a Ecocert e IBD.
8 Dispense a tomada
Uma vez por semana, dê um descanso a qualquer aparelho elétrico para cabelo. “Escolha um dia da semana para assumir a textura natural dos seus fios”, sugere o cabeleireiro Dickey, de Nova Iorque. Em vez de fritar seus cachinhos na chapinha, aplique um produto para dar definição e valorizar os caracóis. Se gosta de usar babyliss, a dica é aplicar um mousse de volume na raiz do cabelo molhado, secar e prender em um rabo.
9 Proteja a pele, sempre
Isso significa usar protetor solar todos os dias do ano, inclusive no inverno. O pouquinho de exposição aos raios UV que você se submete diariamente pode envelhecer mais do que passar uma tarde na praia. “Espalhe um protetor com FPS 30, no mínimo, no corpo todo, todo dia”, diz a dermatologista Anne Chapas, de Nova Iorque.
10 Acessorize-se! 
Um laço de fita ou tiara de metal glamurizam um rabo de cavalo, uma trança, um coque basiquinho... Podem ser usados no dia a dia ou até, dependendo do estilo, à noite. Evite apenas os muito coloridos, de materiais como plástico ou EVA, para não ser confundida com uma adolescente.
11 Brilhe! 
Seja inverno ou verão, um corpo bonito pede um bronze leve. Para conseguir o efeito sem precisar do sol, misture um pouquinho de base bronzeadora com a mesma quantidade de creme hidratante.
12 Diga não ao banho quente
A alta temperatura da água tira a proteção natural da pele e o resultado é ressecamento na certa. Prefira sempre água morna, que é menos agressiva.
13 Dispense o esmalte
Isso vai ajudar a manter a saúde das unhas em dia. Viciada em manicure? Calma! Apenas um fim de semana por mês sem esmalte é o suficiente. Nesse período, aproveite para hidratar a unha e as cutículas.
14 Dê um fim à cara de cansaço
A gente sabe que nem toda noite dá para dormir durante 8 horas. O truque então é disfarçar a cara de insônia com alguns truques de maquiagem: passe corretivo iluminador nas olheiras e, com o dedo mindinho, faça um ponto de luz no canto dos olhos. Para isso, use sombra iluminadora.
15 Abandone o hábito de lavar o cabelo todo dia
Dia sim, dia não é a melhor pedida. Isso porque lavagens em excesso tiram a proteção natural dos fios — sem contar a coloração. Se o seu couro cabeludo fica oleoso demais, use xampu seco para absorver o excesso de sebo.
16 Troque o plástico pela madeira
Seu problema é o frizz? Adote pentes e escovas de madeira, que não aumentam a eletricidade estática do fio.
17 Consiga uma pele perfeita
O truque é aprender a passar base com pincel. O efeito é mais suave e lisinho do que quando a maquiagem é aplicada com o dedo. Coloque algumas gotinhas de base no dorso da mão, suje o pincel e passe sobre o rosto, de dentro para fora.
18 Inclua cuidados noturnos na sua rotinade beleza
Sabia que a pele se regenera enquanto você dorme? Use isso a seu favor, ajudando-a a se recuperar de um dia cheio de malefícios como poluição, sol e estresse. “Antes de ir para a cama, limpe o rosto, espalhe um sérum antioxidante e, sobre ele, um creme noturno”, indica a dermatologista Doris Day, de Nova Iorque. Inclua cuidados noturnos na sua rotina de beleza.
19 Transforme o banho num minispa
Fácil! É só besuntar o corpo todo com um bom esfoliante, uma vez por semana. O produto elimina células mortas, ativa a circulação e ajuda o hidratante a penetrar melhor.
20 Esqueça o cabelo murcho de chapinha
Liso sim, sem volume não. Se a cabeleira ficou grudada na cabeça depois da chapa ou da progressiva, apele para os bobes. Isso mesmo — os rolos mais largos dão corpo ao penteado, sem armar. Antes de sair de casa, borrife spray fixador para dar vida longa ao penteado.
21 Cuide-se com carinho
Não vire escrava da beleza: faça o que tiver de ser feito para se sentir mais bonita, mas sem exageros. A palavra-chave é prazer — você deve usar todos os recursos de beleza para se sentir mais bela, mais feliz, sem pressão. Combinado?
22 Tenha uma assinatura olfativa
É chique e sexy ser reconhecida pela sua fragrância. Escolha a sua com carinho: pesquise, experimente na pele e só compre depois de ter certeza que aquele aroma é a sua cara.
23 Aprenda a usar blush 
Acredite, ele tem o poder de reavivar a face, espantar o ar de cansaço e deixar qualquer mulher mais linda em questão de segundos. Para uma aplicação perfeita, elimine o excesso de pó do pincel dando batidinhas sobre a pia. Depois, aplique fazendo um “C” a partir das maçãs em direção às têmporas.
24 Perca o medo do curvador de cílios 
Depois de experimentar pela primeira vez, tenha certeza de que vai querer usar sempre — o aparelhinho garante ar de diva em qualquer situação. Abra bem os olhos e, com cuidado, encaixe o curvador sobre os cílios. Feche devagar, para ter certeza que não está pegando a pálpebra, e só então aperte, por alguns segundos. Invista em um aparelho de qualidade.
25 Compre um primer 
Muitas mulheres ainda não incorporaram esse produtinho à sua caixa de maquiagem. “Mas deviam, pois esse é o grande segredo de uma maquiagem que dura a noite inteira”, garante a maquiadora Jodie Boland, de Nova Iorque.
26 Revise seu make-up 
Jogue fora itens vencidos (eles podem causar infecções), cores que não a favorecem e tudo o que não usa há mais de um ano. Pense: se desfazer do que não usa mais é uma excelente desculpa para adquirir novos produtos em 2012.
27 Acabe com os bad hair days
O truque é ter na manga uma solução rápida, fácil e acessível. Se seu problema é volume, faça um rabo. Para combater o frizz, aposte em uma escova redutora de volume. Para domar a franja que não para no lugar, lance mão de presilhas. Invente seu jeito!
28 Mantenha o corte em dia 
Evite pontas duplas e cabelo com jeito de malcuidado fazendo visitas regulares a seu cabeleireiro. “O ideal é cortar as pontas a cada 8 ou 10 semanas”, diz a hairstylist Erin Anderson, de Nova Iorque.
29 Cuide das sobrancelhas 
“Separar 2 minutinhos, 2 vezes por semana, para limpar a área, ajuda a evitar longas e dolorosas sessões de estica e puxa na região sensível da sobrancelha”, diz o maquiador de celebridades Brett Freedman.
30 Tire o máximo proveito do seu batom 
Ok, o batom do dia a dia não guarda nenhum segredo na hora de aplicar. Mas quando você quer uma produção mais caprichada, siga estas dicas para uma boca perfeita: com o dedo, aplique corretivo ao redor dos lábios, dando batidinhas. Isso vai dar mais definição e fazer o make durar mais. Espalhe o batom com um pincel e finalize com uma gota de gloss no centro dos lábios
31 Consulte um dermatologista 
E adquira o hábito de visitá-lo todo ano. Ele vai procurar indícios de câncer de pele e outros problemas. Para encontrar um profissional, digite: www.sbd.org.br.
32 Controle o brilho exagerado 
Pele saudável e viçosa é a cara do verão. No entanto, isso não significa deixar o sebo e o suor tomarem conta do seu rosto. Em situações de emergência, apele para lencinhos de papel que absorvem a oleosidade e, antes de sair de casa, passe uma camada fina de pó compacto.
33 Encontre o seu vermelho
O batom vermelho chegou para ficar. Toda mulher precisa de um! Quem tem pele rosada fica bem com tons mais fechados. Já as donas de corpos dourados podem escolher vermelhos alaranjados.
34 Ouse nos esmaltes 
Misturinhas, branquinhos, rosinhas... A era dos esmaltes simplezinhos acabou. Ninguém mais acha estranho pintar as unhas de verde, cinza, amarelo, azul, rosa choque nem vermelho berrante. A vantagem é que este é um jeito fácil de mostrar que você é uma garota antenada.
35 Hidrate o corpo 
“A melhor hora para fazer isso é depois do banho”, diz o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo. Use hidratantes in-shower (para serem espalhados debaixo do chuveiro) ou águas hidratantes (basta borrifar no corpo).
36 Orgulhe-se dos pincéis 
Sabe aqueles aplicadores que vêm junto com o blush, a sombra, o pó? Pode jogar tudo fora — geralmente, eles não são de qualidade. Pincéis apropriados custam mais caro, mas vão ajudá-la a se maquiar praticamente como uma profissional. Cuide deles com carinho: lave-os com xampu de bebê uma vez por mês, deixe secar na vertical e jamais use o calor do secador sobre as cerdas.


2
                                      unhas caviar 


As novidades no mundo esmaltístico realmente não param. A moda agora é das Caviar Manicure, ou melhor, unhas caviar. conhece? as amantes da nail art vão pirar!


quando achávamos que já não tinham mais o que inventar, surgem as unhas caviar. Lançadas recentemente pela marca britânica Ciaté, as unhas caviar foram batizadas com este nome por que as esferas lembram ovas de peixe.
para quem curtiu essa novidade que está virando febre lá fora, o kit Caviar Manicure vem com dois esmaltes:um frasco com as mini esferas e outro esmalte comum para fixá-las nas unhas dando esse efeito tridimensional (3D).








0

Pincéis deixam a maquiagem com acabamento profissional; saiba como usá-los







No mercado, há opções variadas de pincéis de maquiagem: para montar seu kit inicial, escolha apenas aqueles que tem certeza de que irá usar, como pó, base, blush e sombra (de aplicar e de esfumar)


Esqueça a teoria de que usar pincéis para fazer a maquiagem é um dom apenas dos maquiadores profissionais. Sim, eles têm domínio total, mas isso não significa que não pode ser uma técnica usada por qualquer pessoa. “Basta querer, a melhor maneira para aprender e desenvolver domínio sobre a técnica é com a prática. Observar os movimentos de quem sabe usar e tentar reproduzir os movimentos já é um começo. Só se domina o uso dos pincéis perdendo o medo de usá-los”, explica a professora do curso de maquiagem do Senac São Paulo, Eliza Dias de Menezes. “Começar com os pincéis básicos, como o de blush, que serve também para aplicar pó, o de base e o de sombra também é um caminho. Vai depender do tipo de maquiagem que a pessoa mais faz, ela pode eleger os itens que mais gosta e aplicá-los com pincel”, complementa a maquiadora e também professora de maquiagem Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem, de São Paulo.

Por outro lado, os especialistas são unânimes ao dizer que não há problema algum em fazer a maquiagem com a ponta dos dedos, eles defendem a premissa de que isso é uma questão de preferência pessoal. No entanto, quase todos os maquiadores profissionais compartilham da mesma tese: “Com o uso de pincéis a maquiagem fica mais bonita, natural, limpa e com uma finalização perfeita”, resume o maquiador André Sartori, de São Paulo. “O pincel adequado permite um traçado mais firme e preciso na maquiagem de olhos e boca, por exemplo. A base também fica mais uniforme, difusa e natural quando aplicada com essa ferramenta. A variedade nos modelos de pincéis, disponíveis no mercado, é outro fator que nos permite obter um leque maior de efeitos diferentes na utilização dos produtos. Usando somente os dedos, isso fica mais difícil”, destaca a professora Eliza, do Senac.

Para entender melhor os tipos e funções dos pincéis, veja a seguir as descrições dos modelos mais úteis e usados, de acordo com o efeito que produzem na maquiagem.



Pincel de base
Com cerdas sintéticas que facilitam a limpeza do produto líquido, é chato, grande e com a ponta arredondada
Pincel de corretivo
Tal qual o pincel de base, tem cerdas sintéticas e é chato, difere apenas no tamanho que é pequeno, ideal para correções pontuais como espinhas
Pincel de blush chanfrado
Ideal para definir o desenho do rosto ou marcar a lateral da face. É fofo, cheio e com corte diagonal. Também pode ser usado para aplicar o iluminador e o pó bronzeador
Pincel de blush redondo
Indicado para para ressaltar as maçãs do rosto ou dar um toque de cor, é redondo, fofo e cheio. Este modelo, em tamanho um pouco maior, também é usado para aplicar pó facial.
Pincel duo fiber
Combina cerdas naturais com fibra óptica (sintética). Normalmente tem as pontas brancas e o resto das cerdas escuras e é usado para espalhar a base, permitindo uma excelente espalhabilidade, que deixa o aspecto uniforme e natural com menos esforço e em menos tempo. Também pode ser usado para aplicar produtos em pó
Pincel de depositar sombra
Com suas cerdas cheias e curtas é ideal para aplicar a sombra sem que o produto se espalhe e borre a maquiagem
Pincel de esfumar
Fofo e com cerdas um pouco mais longas, este tipo de pincel auxilia no processo de esfumar a sombra, deixando a maquiagem dos olhos mais bem acabada
Pincel chanfrado
Multiuso, esse pincel de cerdas achatadas com corte diagonal serve para preencher as sobrancelhas, aplicar delineador cremoso ou em gel, e ainda depositar sombra rente ao cílios inferiores
Pincel de batom
Com cerdas sintéticas, é pequeno, fino e chato, ideal para fazer o contorno perfeito dos lábios. Pode ter a ponta quadrada ou arredondada.


0

Limpeza de pele oleosa




A oleosidade excessiva atrapalha, e muito, a beleza da pele. Por isso, siga essas dicas para acabar com este problema.




1 - Este leite facial de limpeza ajuda a regular o fluxo sebáceo: misture 1 colher de sopa de alquemila, 1 de camomila e 1 de sálvia. Adicione 1 xícara de água fervente. Após 5 minutos, coe o caldo e deixe esfriar. Acrescente 200 ml de leite e 1 colher de sopa de suco de limão e armazene e um frasco (a validade é de, no máximo, 3 dias, se guardado na geladeira). Agite antes de usar e aplique com um chumaço de algodão. Deixe agir por poucos minutos e enxágue com água morna.
2 - A urtiga contém substâncias que estimulam a circulação e purificam a pele oleosa. Aqueça um punhado de folhas de urtiga em 300 ml de leite. Coe o caldo pouco antes de entrar em ponto de fervura e deixe esfriar. Aplique com um chumaço de algodão.
3 - A loção de erva-doce também conta com longa tradição, ajudando a melhorar o aspecto da pele. Para o seu preparo, leve ao fogo baixo 3 colheres de sopa de semente de erva-doce em 150 ml de leite e 1 colher de chá de suco de limão. Deixe ferver e coe a infusão quando já estiver fria. Aplique a loção de funcho com um chumaço de algodão.
4 - Como alternativa, você pode misturar 1 colher de sopa de farinha de linhaça fina com 1 colher de sopa de farinha de aveia, 1 gota de óleo de limão e quantidade de água suficiente para obter uma pasta. Aplique sobre o rosto para limpar a pele. (Fonte: O Melhor da Sabedoria Popular – Reader´s Digest)

0

                                    Técnicas e efeitos para decorar as unhas








Pretty nails
Quando o assunto é a cor das unhas, o vermelho e o branco ainda são preferência para a maioria das mulheres. Diariamente surgem novas cores, esmaltes com efeitos e técnicas para deixar suas unhas ainda mais bonitas e charmosas.Diferentes tipos de pinturas estão sendo bastante usadas, além de efeitos como o alto-relevo e o famoso 3D. O uso de strass swarovski e adesivos também estão cada vez mais forte nos salões e também em casa, pois com eles é possível fazer a famosa francesinha sozinha. "O pincel exige muito treinamento, mas com os moldes também fica perfeito. O adesivo pode ser colado na altura desejada e em seguida passa-se o esmalte branco cremoso. Para finalizar, retira-se o adesivo antes do esmalte secar", sugere a designer de unhas Olivia Tanioka.
Os adesivos também podem ser usados de diversas formas e a dica é que eles sejam brancos para combinar com qualquer cor de esmalte. Depois de aplicados, basta usar a criatividade nas cores, strass e glitter.
Para unhas artísticas, flores e estampas de animais estão em alta. Strass colados sobre as unhas em formatos variados também são usados, mas exigem técnica para fazer os desenhos devido à quantidade de detalhes. O ideal é renovar o estoque de esmaltes e caprichar na pintura.

As novas tendências já invadem os salões e viram moda entre as brasileiras. Variante da francesinha, a inglesinha tem a mesma técnica, porém, se diferencia pelas cores. Enquanto a tradicional francesinha é feita com esmalte claro e a ponta das unhas em branco cremoso, na inglesinha são usados esmaltes coloridos, sem a necessidade de combinação de cores, como na foto acima, à esquerda.
A espanhola, também conhecida como transversal, também está invadindo os salões. Nessa técnica a pintura é feita desenhando-se uma linha diagonal com o próprio pincel. Cada lado da linha pode ser pintado com uma cor ou efeito diferente, como na foto acima e à direita.
                                       
Uma das últimas tendências ao se falar em unhas decoradas é a Ombré, que consiste em passar uma tonalidade de esmalte na base e outra, com ou sem glitter, em direção às pontas. Já a filha única nada mais é do que pintar apenas a unha do dedo anelar com uma cor diferente ou utilizar o mesmo esmalte, mas com uma camada de glitter por cima.
O mercado de esmaltes está crescendo cada vez mais e um dos últimos lançamentos é o esmalte em gel. "Mais conhecido como Lac, o esmalte dura em torno de 14 dias de maneira quase indefectível nas unhas, porém, eu recomendaria o uso desse tipo de esmalte em situações bem específicas, como uma viagem longa, onde não há oportunidade para fazer as unhas ou em unhas com ondulações", diz Agnes Cruz, sócia do Nail Bar Cosmopolish, um novo conceito de salão só para unhas com mais de 700 frascos de esmaltes nacionais e importados.

Também é possível pintar as unhas com mais de uma cor em um único esmalte. Os modelos Hi-Definition possuem esse efeito de cores. "O Esmalte HD MultiChrome remete até cinco cores dependendo do ângulo em que é visto ou da incidência de luz", diz a gerente de desenvolvimento da Mohda Cosméticos e especialista em esmaltes Marcela Goulart.
O flocado também é uma novidade. O produto tem efeito brilhante, pois contém flocos coloridos e é passado por cima de um esmalte comum. Quanto mais escuro, maior será a percepção do efeito sem deixar as unhas ásperas.
Outro efeito interessante é o do esmalte craquelado, que ao secar se racha e provoca a visualização do esmalte de baixo. O esmalte fosco também é uma alternativa para quem não gosta de brilho, mas quer ter as unhas bonitas e aproveitar as cores.
Uma grande dificuldade das mulheres é limpar o excesso de esmalte ao redor das unhas, mas o segredo está na pintura em si. "Passar o esmalte com calma e controlando as cerdas para que não pegue muito na pele agiliza o processo de limpeza. Depois, quando a unha já estiver esmaltada com vermelho ou cores que mancham muito a pele, pode passar uma gota de óleo secante que também facilita" indica Olivia.
A variedade de cores é grande, mas alguns cuidados são essenciais para manter a saúde das unha. Marcela indica que a cada 15 dias as unhas fiquem pelo menos um sem esmaltar e sempre deve-se usar base antes de iniciar a pintura.

                                    



                                        
                                                   

0

Desperte a pin up que existe em você



Cinta-liga, cintura marcada, saltos altíssimos, cabelos com cachos bem moldados e batom vermelho. Um visual marcante aos poucos pode ser adaptado ao dia a dia das mulheres modernas. O estilo pin up apareceu na década de 40, época em que imagens de mulheres voluptuosas com roupas sensuais eram pintadas e enviadas aos soldados durante a guerra como forma de entretenimento.
Essa sensualidade passava longe de ser vulgar e pin up deixou de ser um estilo fotográfico para ser um estilo de vida. As modelos mostravam patriotismo, inspiravam suas roupas nos uniformes do exército, praticavam a dança burlesca, considerada até hoje como performance artística.
O tempo passou, mas as pin ups jamais deixaram de ser um símbolo de feminilidade e estilo. Divas como Dita Von Teese glorificaram o estilo e tudo o que há de mais marcante no vestuário pin up voltou a aparecer nas lojas e nas passarelas como forte tendência. 

0

Como aplicar o blush





                 Após uma boa cobertura com corretivo, base e pó é a vez do blush. Ele deve ser o
         último produto a ser aplicado para finalizar a maquiagem e valorizar a beleza do rosto.As
         tonalidades mais usadas são as rosadas, tons de pêssego e terrosos.
         No entanto, cada tipo de pele possui uma cor adequada. "As peles claras ficam bem 
        com tonalidades rosadas, as morenas são realçadas com blush em tonalidade
        marrom, rosa pálido, café e vinho. Já as mulheres de pele negra podem escolher
        entre os tons mais escuros como terracota, vinho, marrom e os dourados, que ficam
        bem", indica Adriane Izumi Ishida Gerente de Treinamento e Didática da Contém1g.
                 Para esconder ainda mais as imperfeições, o ideal é esquecer os tons rosados, que 
        acabam destacando os defeitos da pele. "Quando se fala em imperfeição é melhor trabalhar
        com tons amarronzados de blush. Se a pele for muito clara, opte por tons amendoados", 
        atenta Ana Santana, maquiadora do salão Jacques Janine.
                 O blush é um produto que exige cuidados na hora de aplicar, para não exagerar e ficar
        com uma marca redonda nas bochechas. Para cada tipo de rosto, existe uma área diferente
        que ele deve ser passado.
        Para não deixar o rosto marcado, use o pincel sutilmente sobre as maçãs e esfume de forma 
        delicada para as laterais. "Na face oval aplica-se sobre as maçãs esfumando em direção as
        têmporas, assim afina-se o rosto. Já no rosto quadrado, concentre o produto bem no extremo
        da cova da maçã e esfume o pincel ao contrário, em direção ao centro da bochecha", diz 
        a maquiadora.
                 Usar um tom de blush mais escuro ajuda a suavizar o formato do rosto redondo. 
        "Deposite uma porção de blush no tom escolhido no canto externo das maçãs e 
        esfume em direção ao meio do nariz e canto da boca, escolha um tom mais escuro
        e espalhe fazendo movimentos perpendiculares em direção ao centro das maçãs",
        indica Ana. 

0
                          nada de roer as unhas dicas para deixar as suas unhas crescerem lindas




Dica número 1:A alternativa mais fácil e comum para conseguir não roer as unhas é deixá-las sempre bem feitinhas: lixá-las, aplicar esmaltes e enfeites para que você perca a vontade de colocá-las na boca. 


Dica número 2:De forma geral, é preciso cuidar da autoestima e incentivar o alívio da ansiedade. Uma forma de conseguir isso é praticar esportes ou se dedicar a outras atividades recreativas.


Dica número 3:Manter as mãos ocupadas com trabalhos manuais, por exemplo, também é uma boa dica para aliviar as tensões e tirar o foco da mania de roer as unhas. Que tal começar a pintar quadros, fazer artesanato ou até mesmo tocar teclado ou violão?


Dica número 4:

Se nenhuma sugestão anterior resolver o seu problema, você pode apelar para uma alternativa mais radical: cobrir as unhas com esparadrapos, passar pimenta, óleo ou produtos com gosto amargo nos dedos. Essas dicas ajudam porque chamam a atenção da pessoa e o hábito se torna consciente. Mas, de qualquer forma, é preciso que você esteja motivada a superar a mania. 


Consultoria: Robertha Nakamura, coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas e do Centro de Estudos da Unha (CEU).
Fotos: Thinkstock/GettyImages